A velha roupa colorida de Belchior ainda nos serve?
É preciso ser muito bom para colocar na mesma música os Beatles, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e Edgar Allan Poe. É preciso ser melhor ainda para fazer isso sem parecer uma exibição de cultura, sem transformar a letra numa coleção de referências e sem exigir que o ouvinte conheça nenhuma delas para entender o que está sendo dito. Belchior conseguia. Porque Belchior era um gênio.
“Velha Roupa Colorida”, lançada em 1976 no álbum Alucinação, é uma dessas músicas que podemos ouvir durante décadas sem perceber tudo o que está acontecendo dentro dela. Eu a escuto há muito tempo. Sempre amei essa música. Conheço seus versos, sua melodia, aquela maneira tão particular de Belchior cantar. Mas talvez só agora eu esteja percebendo algumas coisas que estavam ali o tempo inteiro. A música não mudou. Eu mudei.
Belchior começa anunciando que uma nova mudança estava próxima. É impossível ouvir isso sem pensar no Brasil de 1976. Vivíamos sob a ditadura militar, em um país ainda marcado pela censura e pela repressão, embora começassem a surgir sinais de uma futura abertura política. Não acho que possamos afirmar que Belchior estivesse prevendo especificamente o fim da ditadura. A mudança de que ele fala me parece bem maior. É política, certamente, mas também cultural, geracional e individual.
Porque logo vem uma constatação muito mais incômoda: aquilo que pouco tempo antes era jovem e novo já havia envelhecido. E talvez esteja aí uma das grandes provocações da música.
Belchior falava para uma geração que havia acabado de revolucionar os costumes. A geração da contracultura, do movimento hippie, do cabelo comprido, do amor livre, do flower power, dos Beatles. Jovens que haviam questionado seus pais, as instituições, a moral, a política e a maneira de viver. E Belchior parecia dizer a eles: vocês também envelheceram.
O que foi ruptura pode virar tradição. O que foi contestação pode se transformar em acomodação. E talvez exista algo ainda mais perigoso: o que foi revolucionário pode acabar virando apenas uma lembrança confortável do tempo em que fomos revolucionários.
Por isso me chama tanto a atenção quando Belchior diz que “precisamos todos rejuvenescer”. Não acho que ele esteja falando de idade. Rejuvenescer, ali, é conservar a capacidade de perceber o novo. É admitir que nossas certezas também envelhecem. É aceitar que o mundo não tem obrigação de continuar cabendo nas explicações que construímos para ele.
Então Belchior começa a convocar os símbolos daquela geração. Os Beatles aparecem em She’s Leaving Home, a história de uma jovem que deixa a casa dos pais. Bob Dylan surge em Like a Rolling Stone. Vêm o dedo em V, o cabelo ao vento, o amor e a flor. Imagens que remetem imediatamente à contracultura, à paz, ao movimento hippie, à juventude que acreditou que poderia construir um mundo diferente. Mas onde foi parar tudo aquilo?
É como se Belchior olhasse para um velho cartaz dos anos 60 e perguntasse o que aconteceu com as promessas que estavam impressas nele. Até chegar a uma das frases mais bonitas que a música brasileira já produziu: “o passado é uma roupa que não nos serve mais”.
A metáfora é perfeita. Porque a roupa não é feia. Ela é colorida. O passado pode ter sido lindo. Podemos sentir saudade, podemos amá-lo, podemos reconhecer que foi fundamental para nos transformar naquilo que somos. Só não podemos continuar tentando vesti-lo como se nosso corpo não tivesse mudado. E Belchior diz justamente isso: no presente, a mente e o corpo são diferentes.
É então que aparecem os pássaros. E talvez seja nesse momento que a genialidade intelectual de Belchior fique mais evidente. Ele vai buscar O Corvo, de Edgar Allan Poe. No poema, publicado em 1845, o corvo responde repetidamente às angústias do narrador com a mesma palavra: Nevermore. Nunca mais.
Belchior brinca com os sons: raven, never, raven, never. Corvo, nunca. Corvo, nunca. Só que esse pássaro não está sozinho. Há também o Blackbird dos Beatles. E há o Assum Preto de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
De repente, um poeta americano do século XIX, a maior banda inglesa do século XX e dois gigantes da cultura nordestina brasileira estão dentro da mesma canção. Belchior encontra uma ligação entre universos que, aparentemente, jamais se encontrariam e os coloca para conversar.
Não é erudição pela erudição. Todos aqueles pássaros estão ali porque ajudam a falar de memória, sofrimento, liberdade, permanência e transformação. E acabam conduzindo à mesma constatação: aquilo que passou não volta. Talvez eu esteja entendendo melhor essa música agora justamente porque também envelheci.
Tenho 57 anos e passei boa parte da vida ouvindo “Velha Roupa Colorida”. Quando eu era mais jovem, “precisamos todos rejuvenescer” podia soar simplesmente como uma convocação à mudança. Hoje, essa frase me provoca de outra maneira.
Porque, aos 57, rejuvenescer obviamente não pode significar voltar a ter 20. Nem gostaria. Significa não permitir que a curiosidade envelheça. Significa não transformar experiência em certeza absoluta. Significa não olhar para tudo o que surge depois de nós com aquela perigosa superioridade de quem acredita que, por ter vivido mais, já entendeu como o mundo funciona.
Talvez eu perceba isso também porque sou jornalista e vi minha profissão mudar inúmeras vezes. Comecei a trabalhar num mundo que hoje praticamente não existe mais. Vi tecnologias chegarem sob desconfiança, hábitos desaparecerem, outros nascerem e certezas profissionais que pareciam inabaláveis perderem completamente o sentido.
Agora estamos diante da inteligência artificial, talvez uma das maiores transformações que minha geração já presenciou. Temos uma quantidade de informação disponível que seria inimaginável poucas décadas atrás. Podemos acessar livros, pesquisas, músicas, jornais, documentos e pessoas em segundos. Ferramentas de inteligência artificial começam a mudar a maneira como trabalhamos, pesquisamos, escrevemos, aprendemos e provavelmente até a maneira como pensamos.
Diante disso, tenho duas possibilidades. Posso simplesmente dizer que no meu tempo era melhor. Ou posso tentar entender. Isso não significa acreditar que tudo o que é novo é necessariamente bom. Seria simplório demais. Há ideias antigas que permanecem verdadeiras e há novidades que não passam de velharias com embalagem moderna. Rejuvenescer intelectualmente não é aderir a tudo. É continuar disposto a olhar, experimentar, questionar e aprender antes de rejeitar.
É conseguir dizer “eu não sei”. É rever uma convicção quando os fatos já não a sustentam. É conversar com alguém que nasceu décadas depois de nós sem partir do princípio de que nossa geração compreendeu o mundo melhor do que a dele. É não permitir que a experiência, uma das maiores vantagens que adquirimos com a idade, se transforme numa prisão.
Talvez envelhecer seja inevitável. Ficar intelectualmente velho, não. E há algo quase poético em voltar a “Velha Roupa Colorida” justamente agora. Em 2026, a música completa cinquenta anos. A canção que avisava que aquilo que um dia foi jovem e novo acabaria envelhecendo tornou-se, ela própria, uma velha senhora.
Só que não envelheceu. Talvez porque algumas grandes obras façam exatamente isso: permanecem jovens porque não tentam impedir que o tempo passe. Nós é que vamos mudando ao redor delas e, de tempos em tempos, voltamos para descobrir que havia ali alguma coisa que ainda não tínhamos idade para compreender.
Talvez seja isso que esteja acontecendo comigo e “Velha Roupa Colorida”. Eu já conhecia a música. Só não era ainda o homem que a está ouvindo hoje. E, cinquenta anos depois, Belchior continua fazendo a mesma provocação. Mudanças aconteceram. Outras estão acontecendo neste exato momento. Muitas ainda virão. O novo sempre vem. A questão é saber se, quando ele chegar, ainda estaremos dispostos a trocar de roupa.
Velha Roupa Colorida – 1976
(Belchior)
Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer
Nunca mais meu pai falou: she’s leaving home
E meteu o pé na estrada, like a rolling stone…
Nunca mais eu convidei minha menina
Para correr no meu carro… loucura, chiclete e som
Nunca mais você saiu a rua em grupo reunido
O dedo em V, cabelo ao vento, amor e flor, que é de um cartaz
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer
Como Poe, poeta louco americano, eu pergunto ao passarinho:
Black bird, assum preto, o que se faz?”
E raven never raven never raven never raven never raven
Assum preto, pássaro preto, black bird, me responde:
Tudo já ficou atrás
E raven never raven never raven never raven never raven
Black bird, assum preto, pássaro preto, me responde:
O passado nunca mais
Você não sente nem vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
E o que há algum tempo era jovem novo
Hoje é antigo, e precisamos todos rejuvenescer
E precisamos todos rejuvenescer
E precisamos todos rejuvenescer
E precisamos todos rejuvenescer